domingo, 25 de março de 2012

Técnicas para gerenciamento de tempo, por Joyce Gomes




















Hoje estava folheando o jornal Folha de São Paulo. Deparei-me com um post-it, logo na primeira página do caderno de empregos, com a seguinte frase “Se as tarefas que você tem a cumprir em um dia de trabalho não couberem neste espaço, pode esquecer”.

A chamada para a reportagem prendeu a minha atenção, pois tenho certo problema com gerenciamento de tempo. Além de mim, outros devem passar por isso. Quem consegue gerenciar o seu tempo nesse cotidiano corrido? 

Atualmente vemos que muitas pessoas estão atoladas de serviço, que não conseguem administrar e executar as mesmas tarefas em menos tempo. Esse acúmulo de atividades pode gerar estresse. E ficar estressado é ruim! 

Então, a reportagem de Olívia Florência (2012) aborda esse tema e traz algumas técnicas para auxiliar na questão do gerenciamento de tempo e, consecutivamente, aliviar o estresse do cotidiano, permitindo com que a pessoa se planeje, realize as tarefas em menos tempo e tenha tempo livre para descontrações, familiares, amigos etc. 

A jornalista apresenta sete técnicas para auxiliar no gerenciamento das atividades: 

1. GTD 
“Getting Things Done”, ou fazendo as coisas acontecerem, não se baseia no conceito de priorização, mas da identificação das etapas a serem cumpridas. E diz que toda nova tarefa que possa ser executada em menos de dois minutos deve ser realizada imediatamente. (www.davidco.com). 

2. Mapa mental
É uma ferramenta para organizar os seus pensamentos. Seja pra listar tarefas ou gerenciar um projeto maior, o mapa mental tem como objetivo fazer com que você planeje, liste, entenda e visualize as etapas considerando sempre o todo, o global. (www.mindimeister.com). 

3. Técnica do Post-it 
Sua lista de tarefas é enorme? Então nem adianta a começar porque você certamente vai procrastinar. Para o inglês Mark McGuiness, as atividades de um dia tem de caberem um bloco de papel de 7,6 cmx 7,6 cm. A ideia é lembrar que o dia, assim como o quadrado de papel, é limitado. 

4. Neotriad
Baseia-se em um tripé que classifica as tarefas como importantes, urgentes e circunstâncias. A proposta é reduzir o tempo gasto com urgências e obrigações para investir nas importantes. O software do método ajuda a pôr em prática. (www.neotriad.com). 

5. Zen Habits
A técnica que é preciso desacelerar. Diminuir o estresse para conseguir forçar no que realmente é importante. É um blog cujo criador dá dicas de bem-estar e de organização para aumentar a produtividade. ( www.timemanagementninja.com). 

6. Posec
Sigla em inglês para priorizar, organizar, racionalizar, economizar e contribuir. O método defende que seus usuários agrupem as tarefas em seus blocos curtos e elenquem os objetivos por ordem de importância, obedecendo aos cinco critérios acima. 

7. Pomodoro
É a técnica do tomate (“pomodoro” em italiano). O profissional deve fracionar o seu dia concentrando-se em uma única atividade por 25 minutos, com pausa de 5 minutos. A segunda pausa será de 10 minutos, e a terceira, de 15. (www.pomodorotechinique.com). 

Além dessas técnicas, a reportagem menciona alguns aplicativos que prometem a ajudar a administrar o tempo. Alguns dos aplicativos mencionados são: Astrid tasks/ To-do list; Clear; Remember the Milk; Gtasks; Pomodoro Time; entre outros. 

No início, o gerenciamento de atividades requer um pouco mais de tempo para ser feito, porém, economiza a médio e longo prazo.

Embora a reportagem enfatize a questão empresarial, esse tema pode ser estendido a outras áreas como a artística, educacional, familiar etc.




Referências

FLORÊNCIA, Olívia. Má Gestão do tempo pode piorar estresse profissional: Técnicas de gerenciamento prometem ensinar a domar o relógio. Folha de São Paulo, São Paulo. 20 de Março de 2012. Empregos. 

___________________. Profissionais dizem o que deu certo: Métodos de administração do tempo incluem classificar tarefas e fracionar do dia de trabalho. Folha de São Paulo, São Paulo. 20 de Março de 2012. Empregos.



Joyce Cristina Leme Gomes 
Professora da Rede de Ensino de Poá, Graduada em Letras (UBC), Graduando em  Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (UMC). É voluntária como Secretária na Diretoria Executiva, bem como na Comunicação da Organização Não Governamental (ONG) Associação Cultural Opereta. Atualmente desenvolve o blog da Associação Cultural OperetaJoyce Gomes: Professora e Publicitária e Cantinho das Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário