sábado, 1 de dezembro de 2012

Agenda Cultural: Apresentação da peça "Almas Peregrinas", em Poá e Franco da Rocha


Núcleo Teatral Opereta apresenta "Almas Peregrinas"


Estreia
Dia 02/12 - 19 horas - Associação Cultural Opereta (Rua Dr. Emílio Ribas, s/nº - V. Sopreter - Poá)
Ingressos Gratuitos! No final, o público contribui com quanto puder.


Franco Mostra Teatro 2012
Dia 07/12 - 20 horas - Centro Cultural Newton G. de Sá (Av. 7 de Setembro, s/nº - Centro - Franco da Rocha)
Entrada Franca.





Sobre a peça
"Almas Peregrinas"


Sinopse: 
Numa cidade abandonada por Deus, Jonas procura pelo seu pai. Nesta busca, encontra-se com diversas estórias que demonstram o caráter paterno e revelam a sina daquele lugar.


Release:
Inspirada em contos latino-americanos ‘Almas Peregrinas’ beira o realismo fantástico, conduzindo o espectador a uma experiência não linear. Leva ao palco personagens fora do comum, como Dodema que vive de migalhas pensando carregar em seus braços a filha do vento ou Frerêncio, cujo único desejo, é levar sua filha a Roma para que a mesma seja canonizada. São esses personagens que o jovem Jonas encontra em sua busca pelo pai, anseio este que tem como pano de fundo uma cidade completamente abandonada e esquecida por Deus. 

Ficha Técnica:
Elenco: Ailton Ferreira, Anaiuri Ponchini, Anderson Borges, Camila Rafael, Erick Malccon, Fílipi Lima, Heline Albano, Marco Senna, Marina Heck, Pâmella Carmo, Patty Nascimento
Direção: Ailton Ferreira
Assistente de Direção: Marco Senna
Dramaturgia: Ailton Ferreira
Dramaturgismo: Camila Rafael
Iluminação: Ailton Ferreira
Técnico e Operador de Luz: Tomate Saraiva
Sonoplastia/ Músicos: Erick Malccon, William Ferro, Fílipi Lima
Cenografia: Marco Senna
Figurino: Camila Rafael, Pâmella Carmo
Maquiagem: Anaiuri Ponchini, Patty Nascimento
Arte Gráfica: Anderson Borges, William Ferro
Assessoria Artística: Dilson Rufino, Patrícia Albuquerque
Produção: Núcleo Teatral Opereta
Apoio: Associação Cultural Opereta


Sobre o grupo
Núcleo Teatral Opereta: 

O Núcleo Teatral Opereta foi criado em 1991 e, em 1994, fundou a Associação Cultural Opereta com o objetivo de oportunizar a seus integrantes e à comunidade local um contato mais próximo com as artes e com as manifestações da cultura popular. Desde o ano 2000, a Opereta realiza o espetáculo de rua e itinerante Passos da Paixão que atrai público de mais de 10.000 pessoas e que, a partir de 2013, fará parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Em 2009, a instituição foi contemplada como Ponto de Cultura para desenvolver o Projeto Mãos à Obra que capacita adolescentes e adultos através dos cursos de Artes Cênicas (interpretação, expressão vocal e corporal e maquiagem artística), Produção Cultural (figurino, adereços, cenografia, sonoplastia, iluminação, elaboração de projetos culturais, foto e vídeo digital) e Cultura Digital (design gráfico). Em 2010, a entidade foi contemplada com o prêmio Pontinhos de Cultura que atua na formação de músicos através do Núcleo de Música Opereta.

A Associação Cultural Opereta tem um caráter de luta e embate pela educação e pela cultura e sabe da extrema importância destes dois fatores para tornar um povo consciente de sua função e existência no tempo-espaço da história humana. O Núcleo Teatral Opereta é uma importante ferramenta dentro da própria Associação Opereta pois funciona como catalisador junto à população e a outros grupos artísticos que atuam na cidade de Poá, na região, na capital do Estado e até mesmo no interior. Pelo grupo passaram diversos jovens e adultos, uns que inclusive avançaram e seguiram a carreira artística, outros se tornaram pessoas conscientes de seus papéis dentro da sociedade. 

As montagens do Núcleo Teatral Opereta, refletem a preocupação do elenco em relação à falta de espaços adequados para as artes e temas como a exploração do homem pelo homem, a relação entre mito e herói e histórias com temática popular, são as preferências do grupo. Espetáculos como ‘Opereta de S. Francisco’, ‘O Auto da Luz’, ‘Francisco: Canções de Um Miserável’, ‘Palhaços’,‘Negrinha’, ‘Conta-Gotas’, ‘Santa Joana: Título Provisório’ e ‘O Papagaiato’,foram apresentados pelo grupo. Atualmente, a companhia trabalha na peça Almas Peregrinas que, a princípio, foi baseada no texto 'A Pedreira das Almas', de Jorge Andrade e, depois, sofreu intervenções de outros textos de autores latino-americanos como Juan Rulfo e Gabriel García Marques e de outros, como Heiner Müller (“Horácio”), T.S. Eliot (poemas “A Canção de Amor de J. Alfred Prufrock” e “Quarta-feira de Cinzas”), Sófocles (“Antígona”), Carlos Nejar (“ O Evangelho Segundo o Vento”), Ovídio Naso (“Metamorfoses”), entre outros. A estréia, está prevista para novembro de 2012.


---
Balcão da Arte 
Contato: balcaoarte@gmail.com 
Facebook: Balcão da Arte
Google Plus: Balcão da Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário